Dores e Disfunção da ATM

A articulação temporo mandibular, ou simplesmente ATM, é a nomenclatura da importante articulação responsável pela junção do crânio e da parte inferior do maxilar, e também é a engrenagem responsável por sua movimentação juntos com os músculos desta região. Utilizamos esta articulação quando estamos falando, mastigando ou simplesmente abrindo a boca.

Muitas vezes o stress e ansiedades vividos no nosso dia a dia acabam causando uma hiperatividade desta articulação, gerando distúrbios como estalos ao movimento, travamento, dor , zumbido e tamponamento do ouvidos, este ultimo devido a proximidade deste órgão.

Nos dias de hoje existem exames mais específicos para o diagnóstico das alterações da ATM e com isso podemos direcionar o tratamento para cada distúrbio. O prof. Gabriel Campolongo é especialista no tratamento destas disfunções da ATM.

A abertura e o fechamento da mandíbula é um dos movimentos mais frequentes realizados pelo corpo humano, envolvendo a alimentação e a fonação das palavras. É exatamente por isso que qualquer problema em seus músculos ou mau funcionamento da articulação temporo mandibular acaba trazendo uma série de efeitos colaterais, incluindo dores, estalos e incômodos, dificuldades para movimentação e até zumbidos e dores nos ouvidos, já que a ATM fica muito próxima deles.

Atualmente é possível diagnosticar e reverter uma disfunção da ATM de maneira eficiente, melhorando a qualidade de vida de quem sofre de algum desses distúrbios.

Disfunções da ATM e seus tratamentos

Existem diversos fatores que podem desencadear algum tipo de disfunção da ATM. Além de doenças e lesões e traumas na articulação, seu mau funcionamento também pode ter origem em alguns hábitos e comportamentos, como o bruxismo (condição que a pessoa range constantemente os dentes), apertamento dentário, roer as unhas, mascar chicletes, segurar o telefone com a cabeça, postura inadequada e até reações ligadas ao estresse, ansiedade ou depressão.

Os principais sintomas de uma disfunção da ATM são dores faciais, de cabeça, no pescoço e nos ouvidos, principalmente quando agravadas pelo fechamento da mandíbula, estalos e dores ao abrir e fechar a boca e dificuldades para realizar o fechamento dos dentes para morder e rasgar alimentos.

Depois de uma avaliação profissional cuidadosa, os problemas na ATM podem ser diagnosticados e solucionados a partir de tratamentos como autocuidado do paciente, modificação comportamental.

Em alguns casos, as disfunções na articulação podem precisar de terapia ortopédica, terapia oclusal com abordagem em reabilitação oral e ortodontia ou mesmo a realização de cirurgia pouco invasiva, como a artocentrese ou o reposicionamento do disco auricular.

© Copyright Dr. Gabriel Campolongo - Todos os direitos reservados